ABRALEITE e representantes do setor leiteiro se reúnem com Presidente do Senado

Representantes do setor leiteiro e parlamentares se reuniram com o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, para apresentar as principais reivindicações da cadeia leiteira, a fim de mitigar os prejuízos à produção nacional. O presidente e alguns diretores da ABRALEITE participaram da audiência juntamente com o deputado federal Zé Vitor, o presidente da FPA o deputado federal Pedro Lupion, representantes CNA, Fecoagro Minas e da OCB, além dos prefeitos de Patos de Minas e de Presidente Olegário.
Uma das principais demandas é o cessar das importações de leite em pó subsidiado da Argentina. O setor busca a implementação de medidas compensatórias devido aos impactos negativos causados à produção brasileira e aos produtores nacionais devido à prática de comércio desleal.
Pacheco demonstrou compreensão em relação às reivindicações e se comprometeu a encaminhar um documento da Presidência do Congresso Nacional com as propostas à Presidência da República, que será elaborado pela FPA e a FPPL. Nos últimos 13 meses, as importações de leite em pó aumentaram em 370%, mantendo-se acima de 150 milhões de litros por mês. A estimativa para outubro deste ano é que supere os 200 milhões de litros. Mais de 98% do leite importado pelo Brasil vem da Argentina, Uruguai e Paraguai.
De janeiro a setembro deste ano, o Brasil importou 1,5 bilhão de litros, superando todo o volume importado em 2022. Há uma estimativa de que as importações desses produtos atinjam um recorde de 2 bilhões de litros.