ABRALEITE apoia Observatório do Leite Orgânico que disponibiliza dados a usuários e consumidores

A plataforma do Observatório do Leite Orgânico já está em operação, resultado de um projeto de pesquisa liderado pela Embrapa Gado de Leite em colaboração com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Solos, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Cerrados, Embrapa Milho e Sorgo, além do apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) e do Instituto Brasil Orgânico.
A ferramenta fornece dados importantes para os setores produtivos, como fazendas e laticínios. Incluem-se informações como o histórico do número de produtores certificados, a localização das unidades de produção e processamento, o perfil produtivo e ambiental de sistemas de produção, além do panorama do mercado consumidor. A plataforma também disponibiliza informações à sociedade sobre a produção orgânica de leite e mapeia os pontos de comercialização de lácteos orgânicos no Brasil.
A pesquisadora da Embrapa, Fernanda Samarini Machado, destaca que a intenção é contribuir para a estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico no país, ressaltando seu potencial de expansão. Ela enfatiza que esse nicho de mercado está em crescimento, aproximando consumidores e produtores, valorizando a produção de alimentos integrada à natureza e priorizando o bem-estar dos animais, a qualidade de vida dos colaboradores e a saúde das pessoas. Segundo a pesquisadora, os princípios da produção orgânica estão alinhados com a expansão da consciência da sociedade.
O Observatório do Leite Orgânico é uma ferramenta participativa; portanto, produtores e vendedores de insumos e de lácteos orgânicos são convidados a cadastrarem seus dados e pontos de venda na plataforma. Os dados serão verificados pela equipe do projeto e disponibilizados para consulta pelos usuários. O Observatório também sistematizará informações sobre produção de leite e insumos orgânicos oriundas do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Mapa, bem como análises e dados de pesquisa.
Confira https://leiteorganico.cnpgl.embrapa.br/
Fonte: Embrapa