ABRALEITE promoverá o 2º Fórum Nacional do Leite reunindo produtores, líderes, técnicos e empresários para discutir políticas públicas, inovação e sustentabilidade da cadeia produtiva do leite.

Nos dias 16 e 17 de abril, o 2º Fórum Nacional do Leite, sediado na Embrapa, em Brasília, abordará temas importantes para o setor, desde inovações científicas até políticas públicas e sustentabilidade.

Segundo o Presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, a união e organização dos produtores são fundamentais para tornar a cadeia do leite mais produtiva, competitiva e sustentável, sendo este o principal objetivo do Fórum Nacional do Leite.

Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, iniciará o fórum com uma discussão sobre a missão científica e inovação no setor agrícola. Essa palestra inaugural estabelecerá o tom para o evento, destacando a importância da pesquisa e da inovação na agricultura moderna.

Os deputados federais Ana Paula Junqueira Leão e Pedro Lupion, presidentes respectivamente da FPPL e FPA participarão da abertura com ministros convidados e abordarão questões essenciais relacionadas às políticas públicas voltadas para o setor leiteiro, debatendo desafios e oportunidades enfrentados pelos produtores.

O Fórum trará uma discussão sobre o futuro da biosseguridade e a importância da saúde única na produção leiteira, apresentando padrões elevados de segurança na cadeia de suprimentos de laticínios.

Além disso, serão discutidas técnicas de produção eficiente de leite a pasto e a visão do programa balde cheio, com insights de Luiz Gustavo Pimentel Quirino e André Novo, ambos da Embrapa.

Temas como legislação ambiental e sustentabilidade serão explorados por especialistas como Samantha Pineda, da AgroMais, e Maressa Vilela Bettencourt, da SRB. Além disso, Paulo Martins, da Embrapa, apresentará 12 tendências do setor de leite e derivados para 2030, enquanto José Luis Tejon, da Biomarketing, compartilhará reflexões sobre a competição no agronegócio.

Dentro do painel ciência, pesquisa e inovação, serão discutidos o desempenho hídrico da propriedade leiteira, apresentado por Julio Palhares da Embrapa, nosso patrocinador Tupy/MWM apresentará um case de sucesso de uso de dejetos/biodigestor e motores para geração de energia elétrica em uma Fazenda produtora de leite, os benefícios da energia solar fotovoltaica para produtores de leite, por Isabella Sene da Absolar, e o impacto do biogás e biometano na cadeia de produção de leite, com Bruna Jardim da ABIOGÁS.

“A cadeia de leite no Brasil é muito pulverizada dificultando as ações de aumento e melhoria da infraestrutura e profissionalização. Nós produtores de leite precisamos aproveitar todas as oportunidades que trarão maior fortalecimento e união da cadeia leiteira, tecnificação e conhecimento cientifico no processo de produção das propriedades. O 2º Fórum Nacional do Leite é uma oportunidade importante pois teremos um conteúdo que com certeza contribuirá para nossos objetivos.” segundo Maria Antonieta Guazzelli, Coordenadora do Fórum e Diretora de Comunicação e Marketing da ABRALEITE.

PATROCINADORES JÁ CONFIRMADOS: ABCZ, Agroceres, Agroforte, Alta Genetics, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Boehringer Ingelheim, CCPR, CONAFER, Delaval, DSM, Embral Leilões, FAESP, Fazenda Colorado, Fazenda Floresta, Genex, Grupo AMB, KWS, Lic Livestock, MWM-Tupy do Brasil, MSD-Merck e Co, Ourofino e Rehagro.

APOIO: ABCBRH, ABIOGAS, ABMRA, ABRAMILHO, ABSOLAR, ASBRAM, ASBIA Agrindus, AGROMAIS, Agropecuária Palma, Agropecuária Rex, APLESULCA, Canal Rural, CAVIL, CCPR-MG, CEMIL, CFMV/CRMVs, CENTROLEITE, COBAMA, COLACAP, COOPER, CORPLES, EMATER-DF, EMATER-MG, EMBRAPA, Estância K, Fazenda Bela Vista, Fazenda Colorado/Xando, Fazenda Figueiredo,Fazenda Malunga, Fazenda Santa Luzia, Fazenda Umari, Fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira Filhos e Netos, Grupo Cabo Verde, Grupo Fiori, IBA, Melkstad Agropecuária, MERLION TI, Milk Point Neolat-Queijos Ipanema, NFA, Nova Mix, Orostrato Olavo Silva Barbosa Espólio, Revista leite Integral, Sekita Agronegócios, Vigor Alimentos e ZD Alimentos.

As inscrições para o 2º Fórum Nacional do Leite estão abertas através do site do Sympla, no link: https://x.gd/7jhMJ.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: forum@abraleite.org.br