ABRALEITE participa de reunião na Secretaria de Política Agrícola do MAPA


O 3° vice-presidente, Reinaldo Figueiredo, representando a ABRALEITE, participou ontem (20/03) de uma reunião em Brasília, na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), envolvendo a Câmara Setorial do Leite e Derivados, juntamente com outras importantes entidades como a CNA, OCB, FAEMG, FAEP e VivaLacteos.
Presidida por Silvio Farnese, Diretor da Secretaria de Política Agrícola, a reunião teve como foco principal a Comissão Técnica Consultiva para Monitoramento da Qualidade do Leite (CTC/Leite) e o Observatório da Qualidade do Leite (OQL). Foi um espaço de diálogo aberto onde todos tiveram a oportunidade de expressar suas preocupações. Uma das principais questões levantadas foi a necessidade de atualização das informações sobre a produção de leite, já que os dados disponíveis datam de agosto de 2022. Esta defasagem compromete a capacidade de tomada de decisão, afetando toda a cadeia produtiva, desde os produtores até as indústrias.
Durante a reunião, também foi abordada a reforma tributária, suscitando preocupações no setor. O Diretor Farnese solicitou que fosse enviado um formulário com as demandas específicas do setor, garantindo que estas seriam consideradas nas discussões ministeriais. Houve o reconhecimento de que o setor leiteiro precisa de apoio e que o Ministério da Agricultura está se esforçando para isso.
Reinaldo avaliou a reunião positiva, por terem escutado e discutido as demandas, lembrando que tudo leva tempo para se concretizar.

Por Agência Agrovenki