Ilha de Marajó recebe a ABRALEITE com reuniões, visitas e palestras

José Melo da Rocha e João Melo da Rocha entregam fichas de filiação à ABRALEITE deles e da Associação Paraense de Criadores de Búfalos e Cecília Pinheiro entrega ficha de filiação da Associação dos Produtores de Leite e Queijo do Marajó

Cecília Pinheiro da Fazenda São Victor recebe de Roger Maia gestor do SEBRAE-PA, placa de homenagem pela premiação de seu queijo do Marajó em Tours na França

Momentos de reuniões e palestras da ABRALEITE na Ilha de Marajó:

Marajoara fabricando o tradicional Queijo do Marajó tipo Creme, feito com leite de búfalas

 

Nos dias 8 e 9 de junho de 2019 a Ilha de Marajó, localizada no Pará, recebeu a visita do presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, que participou de reuniões, debates, visitas e palestrou para produtores de leite e de queijos artesanais da região, famosa por seu queijo tradicional de búfala.

A Ilha de Marajó, maior ilha fluviomarítima do mundo (maior ilha banhada por águas de rios e do mar do planeta), é uma ilha costeira brasileira que ocupa uma área de 50 mil quilômetros quadrados, situada no estado do Pará, distando 87 km ou apenas 2 horas de embarcação da capital Belém, dona do maior rebanho de bubalinos no Brasil.

Os búfalos se adaptaram muito bem à Ilha de Marajó, devido ao clima e vegetação propícios a sua criação de forma natural, produzindo leite a pasto. Há produção de leite de matrizes bovinas e bubalinas, sendo a maior parte do leite produzido na Ilha, de búfalas.

O queijo de búfalas da Ilha de Marajó é feito totalmente de forma artesanal e é considerado o único queijo de leite de búfalas tradicional do Brasil, receita centenária e diferenciada, um símbolo ou “ouro branco” do Marajó.

Segundo a presidente da Associação dos Produtores de Leite e Queijo de Marajó-APLQM e conselheira da ABRALEITE, Cecília Pinheiro, foi muito produtiva a vinda do presidente da ABRALEITE à Ilha do Marajó “Foi importante a elucidação sobre toda a cadeia produtiva de leite brasileira, sobre a Lei do Selo Arte e o PLC-122 dos Queijos Artesanais”.

A Associação Paraense dos Criadores de Búfalos-APCB vê na parceria com a ABRALEITE um importante sinal de desenvolvimento para a cadeia do leite e derivados de leite de Bubalinos e em geral do leite Brasileiro. O presidente da APCB, João Rocha, complementa: “O fortalecimento da cadeia leiteira trará o desenvolvimento do campo e a fixação do produtor rural brasileiro. Obrigado Geraldo, pela bela explanação na Ilha de Marajó. A APCB agradece a ABRALEITE pela ampla defesa do produtor de leite e na atuação nesse momento da legalização do queijo artesanal, inclusive de leite de búfalas”.

Para o gestor do SEBRAE, Roger Maia, o evento atendeu as expectativas da cadeia produtiva da bubalinocultora de leite Marajoara “a ABRALEITE trouxe informações importantes para classe produtora local, motivando os produtores de leite e queijo a estarem cada vez mais unidos, com maior representatividade através desta associação de abrangência nacional. O SEBRAE vem apoiando a bubalinocultura de leite de Marajó desde 2012 e dentre as diversas ações realizadas, cabe destacar o acesso ao mercado que resultou no reconhecimento nacional e internacional do Queijo de Marajó”.

Nos dois dias de presença da ABRALEITE na Ilha de Marajó houve dezenas de filiações de produtores de leite e de queijo e parceiros à ABRALEITE.

A promoção da palestra reuniões e visitas da ABRALEITE à Ilha de Marajó, foi uma realização da Associação de Produtores de Leite e Queijo do Marajó-APLQM, da Associação Paraense de Criadores de Búfalos-APCB, da ABRALEITE Associação Brasileira dos Produtores de Leite e do SEBRAE-PA. Contou com apoio da Administração Municipal de Soure através da Sala do Empreendedor e da Secretaria de Assistência Social, que disponibilizou o local para reunião e palestra, CRAS de Soure.

 

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *