XV ENEL-Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados com a ABRALEITE participando

Abertura XV ENEL

Conselheiros da ABRALEITE presentes na palestra magna da ABRALEITE no ENEL: Alexandre Brito (PB), Danilo Reis (BA), Acácio Brito (RN) e Romildo Bezerra (PE) com o presidente da ABRALEITE.

Abertura XV ENEL – Guilde Internationale des Fromagers / Foto Moraes Neto

Pavilhão de palestras do XV ENEL

da esquerda para a direita: Romildo Pessoa (PE), Adriano Rangel (RN), Pres. Geraldo Borges (DF) e Acácio Brito (RN)

 

XV ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados foi encerrado em clima de muito entusiasmo entre os produtores e contou com a presença da ABRALEITE.

Realizado entre os dias 5 e 7 de agosto no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN, a décima quinta edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados – ENEL, foi considerado um sucesso pela organização.

O evento reuniu mais de 2.700 pessoas de todos estados da região Nordeste e contou com uma programação eclética e que empolgou os participantes.

Na abertura houve uma solenidade com os membros da Guilde Internationale des Fromagers, comitiva formada por 20 estrangeiros, na maioria franceses, que realizaram uma cerimônia de homenagem a personalidades nordestinas com serviços relevantes para o segmento queijeiro.

Na ocasião, receberam medalhas da organização: Adriana Mota de Lucena, Joaquim Dantas Villar, Adriano Henrique Rangel e Acácio Sânzio de Brito, vale destacar que todos eles são membros efetivos da ABRALEITE.

A programação constou de 37 palestras técnicas, 02 dias de campo, 06 minicursos, espaço gastronômico com chefs de cozinha renomados fazendo receitas com queijos, Vacaton – maratona de ideias inovadoras com estudantes universitários, exposição de bovinos, pista de julgamento, leilão com 27 lotes de animais oriundos do Projeto Leite e Genética (Uma iniciativa do Sebrae/RN) e convidados, concurso de queijos regionais e concurso de mesas artísticas de queijos.

Outro destaque foi o protótipo de uma queijeira artesanal que produziu queijos de coalho e manteiga durante os dias do evento.

O superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Zeca Melo, destacou: “Queríamos chamar atenção para o tema do leite, o tema do queijo, colocar o nosso queijo na mesa de quem conhece, de quem gosta”, ressaltou.

Titular da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca no RN, o secretário Guilherme Saldanha disse que o ENEL foi uma “ótima oportunidade” de trazer tecnologia e conhecimento, além de mostrar, na prática, o funcionamento das pequenas agroindústrias do Rio Grande do Norte.

Para o presidente da ANORC – Associação Norte Rio Grandense dos Criadores e conselheiro da ABRALEITE, Marcelo Passos, o XV ENEL apresentou caminhos “para uma plataforma da nova pecuária leiteira no Nordeste”.

Um dos momentos mais aguardados do encontro foi o da palestra magna “Trabalhando por um cenário melhor pela pecuária leiteira no Brasil” apresentada pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite – ABRALEITE, Geraldo Borges. Ele detalhou todos os avanços obtidos pela entidade em favor da cadeia do leite e destacou, dentre as muitas ações, o papel que vem sendo desempenhado pela entidade em favor dos queijos e derivados lácteos artesanais e a implementação do Selo Arte como uma estratégia de fortalecimento da pequena produção de leite no Brasil. Segundo o presidente, o XV ENEL significou “uma grande mostra da força da pecuária leiteira do Rio Grande do Norte, da Região Nordeste e do Brasil. Um evento de alto nível de organização e grande porte, com 2.700 pessoas participando, onde a ABRALEITE pôde crescer muito seu quadro associativo com a entrada de muitos novos associados”.

 

 

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *