1° Simpósio do Leite na ExpoCigra em Uberaba – 7ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande

O cantor Léo da ex dupla Victor e Leo presenteia o presidente da ABRALEITE com seu livro durante a 7ª ExpoCigra. Léo é pecuarista e está começando parceria com a ABRALEITE

Momento da filiação de Carlos Henrique Cavallari e da Fazu à ABRALEITE. Recebem as fichas, o associado Romeu Borges e o presidente da ABRALEITE

Carlos Henrique Cavallari Machado diretor da Fazu, Elisa Araújo presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande e Geraldo Borges Presidente da ABRALEITE, no 1° Simpósio do Leite durante a ExpoCigra em Uberaba[/caption]

Durante a 7ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg) foi realizado o 1º Simpósio do Leite, no dia 18 de outubro (sexta-feira), das 14h às 17h, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba-MG.

O evento, que teve como tema “Mercado conectado, mercado com resultado” e como objetivo principal valorizar o setor produtivo do leite na região, conectando produtores e técnicos, foi promovido pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande-CIGRA em conjunto com a FIEMG Regional Vale do Rio Grande, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com entrada franca.

Também foram apoiadores a ABRALEITE, o Grupo Petrópolis, Siamig, VlL!, Yara, Câmara Municipal de Uberaba, Prefeitura de Uberaba, Simefu, IEA, Concip Uberaba, TV Integração, Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba. Patrocinaram, com o patrocínio master a Mosaic Fertilizantes e com o patrocínio Gold, a Vale.

A palestra principal do Simpósio foi proferida pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), Geraldo Borges, com o tema “Os Desafios da Produção de Leite no Brasil”, que contou com a presença de produtores, técnicos da produção e da indústria, representantes de indústrias e associações de criadores de raças bovinas sediadas em Uberaba e lideranças diversas.

Na oportunidade, além de apresentar a Associação e o trabalho desenvolvido pela ABRALEITE, o seu presidente mostrou ameaças e oportunidades que existem na cadeia produtiva do leite nacional, colocou a importância dos elos da cadeia se unirem, com um melhor relacionamento entre indústria, produtor e varejo, para que o Brasil seja uma “nação do leite” tendo competitividade com outros países grandes produtores de lácteos.

As outras palestras do Simpósio foram: “Tendências do Agronegócio Brasileiro”, pelo Sebrae-MG; programa de certificação “Certifica Minas” ministrada pelo
técnico da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Francisco Lara; “Desafios e Oportunidades do Mercado do Leite e o que Esperar das Certificações” apresentada pelo doutor em Zootecnia e pesquisador da Epamig, Leonardo de Oliveira Fernandes, e o engenheiro agrônomo, pecuarista e empresário do Grupo Araunah, Jonadan Ma e encerrando o Simpósio do Leite, foi apresentada a plataforma digital brasileira Check-Milk, que facilita a qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite.

“Os assuntos abordados no 1º Simpósio do Leite foram todos de grande relevância para o setor, que precisa muito ser alavancado para que o Brasil tenha sua cadeia produtiva do leite organizada e estruturada. Assim, poderemos ser um grande exportador de lácteos e ter o mesmo sucesso que outras cadeias produtivas nacionais têm, como a da carne e a da soja, que colocam o Brasil em uma balança comercial internacional extremamente favorável”, afirmou o presidente da ABRALEITE, Geraldo.

“A ExpoCigra Fiemg este ano conectou o Agro à nossa feira Multissetorial Industrial. A nossa programação foi enriquecida por representantes de produtores rurais, no nosso 1° Simpósio do Leite, a presença do presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, foi de extrema importância para o engajamento do setor”, finalizou Elisa Araújo presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande.

Se você ainda não é associado, associe-se já! Acesse nosso site:
http://abraleite.org.br/associe-se-ja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *